Você Sabe como Criar um Blog?

Você Sabe como Criar um Blog?

A internet está cheia de artigos a respeito de como criar um blog. Provavelmente, você mesmo já deve ter lido vários deles. Mas será que você sabe o que realmente importa?

Você Sabe como Criar um Blog?

Atualmente existem diversas plataformas para a criação de um site, o que leva muitos a acreditar que é o suficiente. Se você tem um blog certamente já sabe, mas caso não tenha, fique sabendo que não será uma tarefa fácil.

Embora existam muitas ferramentas que poderão te ajudar, você deve aprender a utilizá-las para aproveitar todo o potencial que oferecem. Algumas delas inclusive são pagas, o que vai exigir de você um planejamento financeiro para adquiri-las no momento certo. Será preciso planejar também o tempo que vai dedicar ao seu blog, para que assim consiga postar seus artigos regularmente. Além disso, terá de pensar com cuidado no conteúdo sobre o qual irá escrever. Precisa ser algo relevante, de qualidade e que atraia a atenção dos leitores.

Como pôde notar, há muitos detalhes que requerem sua atenção. Tenha consciência que tudo isso levará algum tempo para ser implementado, e principalmente, paciência até que os primeiros resultados apareçam.

Neste artigo, vou abordar detalhadamente algumas dificuldades que poderão cruzar o seu caminho, rumo a criação de um blog bem-sucedido.

Minha intenção é ajudá-lo a contornar tais obstáculos, facilitando seu trabalho e o auxiliando a planejar seus primeiros passos antecipadamente.

Seus amigos também podem se interessar por este conteúdo! Compartilhe com eles no Facebook, Google+ e Twitter!

Saiba que no começo não será fácil

Você já pensou em como criar um blog pode ser trabalhoso? Tudo bem se você encara seu blog como um passatempo, sem se preocupar com conteúdo, regularidade e divulgação. Mas para aqueles esperando ganhar dinheiro na internet, esses conceitos devem ser levados a sério. Pode parecer simples fazer um site, visto as diversas plataformas que propõem agilizar e facilitar essa tarefa. Mas na realidade, você verá que não é bem assim.

Ter um blog não se resume apenas em elaborar seu layout, estrutura e apresentação. É preciso preenchê-lo com conteúdo bem escrito e interessante. Além disso, para construir uma boa reputação perante o público, é importante manter a regularidade na postagem dos artigos. É isso que se espera de um blog profissional. Divulgá-lo nas redes sociais também é essencial, para atrair mais leitores e manter contato com os já existentes.

É claro que ao criar um blog pela primeira vez, dificuldades vão aparecer e isso é perfeitamente normal. Pode ser complicado configurar a plataforma que você escolheu para hospedá-lo, ou até mesmo escrever de forma clara e objetiva. Às vezes é difícil encontrar uma ideia interessante sobre a qual escrever, assim como implementar estratégias para atrair novos leitores.

Enfim, criar e manter um blog exige vários conhecimentos, cabendo a você aprimorar aqueles em que apresenta maior carência. E para isso, informação na internet é o que não falta. Paga ou gratuita, escolha aquela que mais se ajusta às suas necessidades. Caso queira conhecer algumas ferramentas que poderão ajudá-lo a criar e manter o seu blog, não perca o próximo tópico.

Conheça as ferramentas que podem te ajudar

Atualmente, existe uma infinidade de ferramentas que facilitam a vida dos blogueiros. A todo momento são criadas novas tecnologias voltadas ao universo digital. Alguns perdem a oportunidade de utilizar recursos valiosos simplesmente por não estarem por dentro das novidades. Procure se manter informado através de artigos, vídeos e notícias sobre novas ferramentas. Desse modo, você poderá implementá-las em seu blog, mantendo-o sempre moderno e mais suscetível a atrair novos leitores.

Vou relacionar aqui, algumas ferramentas gratuitas para blogs que poderão te ajudar no início da sua jornada:

Wix: com essa plataforma, você pode criar e hospedar seu blog de maneira simples e fácil, tudo no mesmo lugar.

Free Images: é um grande banco de dados de imagens gratuitas que conta com aproximadamente 400.000 fotos.

Canva: Crie logos, banners, infográficos, cabeçalhos de e-mail, anúncios e muito mais com essa ferramenta. Utilize as imagens do banco de dados do Free Images com criatividade e tenha ainda melhores resultados.

E-goi: com essa ferramenta, você pode automatizar suas campanhas de e-mail marketing. Ou seja, pode programar o envio de e-mails para os leitores inscritos no seu blog, além de diversas outras funções.

Google Analytics: essa ferramenta reúne informações importantes do seu blog, mas requer um pouco mais de conhecimento para ser utilizada. Com ela, você poderá aprimorar a sua SEO, ranqueando melhor seu site em buscadores como o Google.

Dominar essas ferramentas já é um bom começo se deseja profissionalizar seu blog. Conforme você for se familiarizando com os termos e tecnologias desse meio, poderá empregar ainda mais recursos no seu projeto. Embora muitos sejam gratuitos, em determinado momento, você verá que é preciso investir se quiser continuar crescendo. Falarei mais sobre isso em seguida.

Faça um planejamento financeiro

Vejo algumas pessoas reclamando que seus blogs não recebem visitas, que seus artigos não são compartilhados e coisas do tipo. Elas se esquecem de um fator importante no sucesso de todo blog. Antes mesmo de considerar ganhar dinheiro extra com ele, é preciso investir. Faça isso adequadamente e acabará tendo o retorno esperado, seja em tráfego, curtidas e até mesmo financeiro.

Muitos não pensam nisso, outros pensam mas não têm os recursos necessários quando precisam. Entretanto, no início o investimento necessário será muito baixo, limitado a domínios e hospedagens. Além disso, eu sempre recomendo as pessoas a fazerem cursos para aprimorarem seus conhecimentos. Como existe uma grande variedade de preços, dependendo do curso pelo qual se interessar, terá que investir um pouco mais.

Mas não encare isso como uma barreira. Programe-se. Relacione os cursos e ferramentas que julgar importantes para seu crescimento. A partir daí, ao fazer uma reserva financeira você poderá investir no que for preciso, quando for preciso. Além de investir seu capital, também será preciso investir seu tempo. O próximo assunto fala sobre isso.

[mautic type=”form” id=”1″]

Marque um compromisso com seu blog

Percebo que algumas pessoas não dedicam tempo regularmente aos seus blogs, ou não criam uma rotina para essa atividade. O problema é que quando você deixa seu blog de lado por muito tempo, seus leitores perdem o interesse nele. Devido à falta de regularidade, a motivação do público em continuar acompanhando seu conteúdo vai desaparecendo com o tempo.

Para que a audiência do seu blog cresça, além do conteúdo de qualidade, é preciso que ele esteja sempre atualizado. Isso não fará apenas com que ele fique bem posicionado nas buscas do Google. Assim também vai manter o público engajado, sempre ansioso por novos artigos e novidades.

Pode não ser fácil ter sempre um tempo livre para dedicar ao seu blog quando a “vida” acontece. A todo momento, haverá questões que demandam sua atenção, mas apesar disso, crie um compromisso com seu blog. Reserve um determinado período do seu dia exclusivamente para se dedicar a ele. Tenha em mente que nesse momento, a coisa mais importante é se concentrar nessa tarefa. Tome as devidas precauções para que eventuais interferências ao seu redor não atrapalhem.

Criando esse hábito, sua evolução vai acontecer naturalmente e quando você menos esperar, seus resultados serão notáveis. Saiba que esse tempo não será usado apenas para escrever, mas também para se munir de boas ideias. Falarei mais sobre isso em seguida.

Saiba onde buscar novas ideias

Até mesmo para um blogueiro experiente, é normal se deparar com uma mente em branco. Às vezes, ela simplesmente se recusa a ter ideias e a organizar pensamentos de maneira clara e objetiva. É o famoso bloqueio criativo. Para muitos, esse problema pode ser bem frequente, o importante é saber lidar com ele.

Independente se você escrever sobre algo que conheça profundamente, ou se está aprendendo conforme vai publicando seus artigos. É inevitável que esse bloqueio te pegue também. É essencial que nessa hora, você esteja preparado para contornar a situação.

Por isso, é extremamente importante que você esteja por dentro dos principais assuntos do momento. Leia outros blogs que tratam do mesmo tema que o seu, porém, não copie o texto alheio obviamente. Ofereça uma abordagem pessoal, um ponto de vista diferente.

Seguir blogs de outros nichos também pode ser interessante. Talvez, aplicando os conhecimentos que aprender com eles no contexto dos seus artigos, possa enriquecê-los ainda mais. Não esqueça de que livros, jornais e revistas também são uma ótima fonte de informação.

Utilize o instrumento de sua preferência para anotar as ideias que surgirem durante o dia. Pode ser um tablet, celular ou até mesmo o bom e velho caderninho. Fique atento aos e-mails, comentários e tweets dos leitores, pois sempre estarão sugerindo ideias sobre as quais querem saber mais. Se deu um branco em você tenha paciência, pois será preciso ter muita ao longo do caminho. Assim explicarei nos próximos parágrafos.

Controle sua ansiedade

Muitas pessoas tiveram ideias para ganhar dinheiro com seus blogs e hoje colhem os frutos do seu trabalho. Mas com certeza, esses resultados não aconteceram da noite para o dia. É fundamental saber diferenciar o fracasso dos resultados que ainda estão por vir, e para isso, é preciso ter paciência. A ansiedade por ganhos imediatos pode atrapalhar muito o desempenho do seu blog. Ela pode desviá-lo do que realmente importa: entregar um conteúdo de qualidade para o seu público.

Primeiramente, atrair um número considerável de leitores para seu site é um processo longo e gradativo. E depois, dificilmente essas pessoas estarão pensando em comprar algo a princípio. Isso será uma consequência da ajuda que você prestar a elas na solução de seus problemas. Ou ainda, no conteúdo que proporcionar a elas aprender o que tanto buscam. Além de atrair, conquistar esse público também leva tempo.

Seja popularidade, reconhecimento ou um retorno financeiro que esteja buscando com seu blog, tenha paciência. Entenda que são coisas que demandam tempo e persistência para se conseguir. Como já disse Lao Zi, um famoso filósofo chinês:

“Uma longa caminhada começa com o primeiro passo.”

Por isso, dê um de cada vez. Tenha uma clara visão do seu objetivo. Estipule metas e um percurso pelo qual deverá seguir para atingi-lo.

Não se preocupe com as próximas etapas do seu projeto ou em executá-las todas de uma vez. A ansiedade em terminá-las pode acabar prejudicando a qualidade do seu trabalho ao não fazê-lo direito. Você pode até mesmo chegar ao ponto de ter vários projetos iniciados, sem ter finalizado nenhum deles. Se atenha a tarefa presente, a qual possa fazer agora. Ao concluí-la, passe para a próxima e quando menos perceber, terá atingindo o seu objetivo. Lembre-se de ter calma, pois resultados extraordinários são alcançados uma etapa de cada vez.

Concluindo…

Você observou que há muitas coisas a ponderar sobre como criar um blog, principalmente se espera ganhar dinheiro com ele. Percebeu que é uma tarefa nada fácil e que demanda muito estudo e dedicação. Também viu que será preciso investir seu tempo e até mesmo algum dinheiro para criar e manter o blog. Ainda que muitos pensem o contrário, independente do resultado que espera alcançar, ele não virá da noite para o dia.

Espero que tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o universo dos blogs. A conhecer os fatores que podem levá-lo ao sucesso assim como aqueles que devem ser evitados.

Não esqueça de comentar a respeito, tirar alguma dúvida, fazer uma crítica ou sugestão. Também pode indicar algum assunto que queira saber mais. Farei o possível para responder a todos da melhor maneira!