Programa de Afiliados: 6 Razões para Repensar

Programa de Afiliados: 6 Razões para Repensar

Eu sempre fui muito cético em relação a ganhar dinheiro através de um programa de afiliados. Não há dúvidas que a ideia de ter seu próprio negócio online, trabalhando em casa, seja bem interessante. Porém, os resultados prometidos por várias propostas espalhadas na internet, soam um tanto quanto suspeitas à primeira vista.

Programa de Afiliados: 6 Razões para Repensar

Frases como “ganhe dinheiro na internet” ou aprenda “como ganhar dinheiro rápido” são tão chamativas quanto intrigantes. Normalmente, as pessoas se preocupam apenas com o que fazer para ganhar dinheiro na internet, se esquecendo de alguns detalhes. É preciso se perguntar se esse tipo de negócio é realmente adequado para você e quais dificuldades podem aparecer. Além disso, existe disposição para aprender algo novo? Mesmo havendo vontade, você pretende investir no seu negócio?

Ainda que esse mercado venha crescendo muito ultimamente, o número de pessoas que prosperam é pequeno. Mesmo havendo muito conteúdo grátis disponível por aí, as pessoas tendem a começar desinformadas e despreparadas. Não espere apenas oferecer seus produtos de forma leviana e obter resultados com isso. É preciso investir, estudar e escolher com cuidado o nicho em que se pretende atuar.

Ao longo deste artigo, você vai conhecer 6 razões pelas quais deveria repensar sua entrada num programa de afiliados.

  1. Programa de afiliados não é para todos
  2. Não é tão fácil como parece
  3. É preciso investir para ganhar dinheiro
  4. Os resultados não aparecem da noite para o dia
  5. Não se trata apenas de vender
  6. Não existe o nicho perfeito

Vai entender os problemas e dificuldades que poderá encontrar pelo caminho, além de aprender maneiras de contorná-los. Leia com atenção, pois esse conteúdo fornece informações preciosas para que você tome a decisão mais acertada. Pense bem antes de tomá-la, seja ela de aguardar o momento mais propício ou de entrar agora nesse mercado!

Seus amigos também podem se interessar por este conteúdo! Compartilhe com eles no Facebook, Google+ e Twitter!

1) Programa de afiliados não é para todos

Ao contrário do que é amplamente divulgado na internet, trabalhar com programa de afiliados não é para qualquer um. Embora o número de pessoas que entram nesse mercado aumente cada vez mais, muitos desistem antes mesmo da primeira venda.

Trabalhar como afiliado é ter um negócio na internet, é ser um empreendedor digital. Embora muitas pessoas sonhem com isso, existem tantas outras que não têm vocação para esse mercado. Pode ser também que não tenham tanta vontade ou interesse. Mas o simples fato de você estar aqui lendo este artigo, já indica uma atitude empreendedora. Demonstra que está buscando meios de ganhar dinheiro na internet visando um futuro melhor.

Mas o problema de muitos que se empenham e se dedicam, é que começam o negócio sem conhecimento algum. Trabalham de maneira errada, utilizando métodos que não funcionam. Isso pode dar a falsa impressão de que esse ramo não é para eles, que nunca se tornarão afiliados bem-sucedidos. Por estarem mal informados, não sabem que é necessário investir tempo e dinheiro até que os primeiros resultados apareçam. Uma vez que tais resultados não chegam, acreditam terem fracassado.

Comece pesquisando sobre o que é esse mercado, como ele funciona, se realmente é para você. Saiba que não existem atalhos para se tornar um afiliado vitorioso, nem fórmulas mágicas que garantem fortunas em pouco tempo. Você precisa trabalhar com dedicação e persistência, além de estudar muito. É sobre isso que falarei a seguir.

2) Não é tão fácil como parece

Trabalhar pela internet como afiliado, no conforto de sua casa, pode criar a ilusão de que é uma tarefa fácil. Existe bastante conteúdo gratuito na rede sobre o tema, como por exemplo, em artigos, vídeos, e-books entre outros. Entretanto, a desinformação é um fator que ainda prejudica muito a perspectiva de sucesso daqueles que ingressam nesse meio.

Para que todo esse conteúdo espalhado por aí faça sentido, é preciso juntá-lo de forma ordenada e organizada. Inclusive, separar as informações relevantes das duvidosas requer muito trabalho e atenção. Caso não tenha tempo nem disposição para fazer isso, uma alternativa mais segura e rápida seria procurar por cursos online.

Eles te ensinam a trabalhar utilizando diversas estratégias. Você poderá aprender a criar blogs, campanhas no Facebook, vídeos no Youtube e sequências de e-mails. Procure investir nos cursos que utilizem o método com o qual você mais se identifica. Assim, dará o primeiro passo na construção de um negócio online sólido e próspero. No próximo tópico, mostrarei como esse e outros investimentos são imprescindíveis para o seu sucesso.

3) É preciso investir para ganhar dinheiro

Ao entrar num programa de afiliados, você pode afiliar-se a um produto e até começar a divulgá-lo de forma gratuita. Porém, para ganhar dinheiro na internet, é preciso mais do que isso. É necessário investir, seja em conhecimento, como vimos no tópico anterior, ou em domínios, hospedagem, ferramentas e publicidade. Isso não quer dizer também que você precisa investir em tudo isso ao mesmo tempo.

Muitos procuram nesse mercado, uma resposta para seus problemas financeiros, na esperança de obter uma renda extra. Viver exclusivamente através da venda de infoprodutos digitais também é o sonho de muita gente. Investir pode ser um problema para essas pessoas, visto as dificuldades pelas quais já estão passando.

Se comparado a negócios físicos, esse mercado se torna bem atrativo. Além das diferentes formas de trabalho que oferece, o investimento inicial é baixo, já que basicamente se resume ao aprendizado. Principalmente para aqueles com pouco capital para começar, é uma ótima opção. Se você espera algum dia ter um negócio online rentável, que te proporcione viver confortavelmente dele, invista primeiramente em conhecimento.

A medida em que for colocando em prática o que aprender, você poderá investir seus ganhos com objetividade e segurança. Seja em ferramentas, publicidade ou onde mais perceber a necessidade, será preciso investir para alavancar seus resultados. E como em todo negócio, pode levar algum tempo até que consiga colher os primeiros frutos, conforme veremos a seguir.

[mautic type=”form” id=”1″]

4) Os resultados não aparecem da noite para o dia

Para ingressar no mercado de afiliados, você deve entender como ele funciona. Conheça as estratégias que geram bons resultados, saiba como aplicá-las de maneira eficiente e assim por diante. Tais estratégias levam tempo para serem estudadas, implementadas, testadas e aprovadas. Especialmente nesse ramo, muito do que aprendemos é baseado em erros e acertos.

Infelizmente, muitos chegam nesse mercado através de falsas promessas, de que podem ganhar dinheiro rápido e fácil. A verdade é que, desiludidas, essas pessoas desistem após poucos meses ao não ganharem o que esperavam.

Por essa razão, uma das coisas mais importantes para se ter êxito como afiliado, é conquistar a confiança do público. Infelizmente, isso leva tempo. Dificilmente alguém que possui um blog bem-sucedido, não tem sua história baseada numa longa trajetória construindo sua reputação. Ilustrarei esse conceito no próximo tópico.

5) Não se trata apenas de vender

Quando leio artigos sobre afiliados, sempre me deparo com comentários de pessoas reclamando que não estão conseguindo vender seus produtos. Isso acontece porque elas estão mais interessadas em vender do que ajudar os outros.

Atualmente, não basta apenas empurrar um produto, é preciso convencer a pessoa de que você realmente está comprometido em ajudá-la. Dificilmente você compraria algo pelo simples fato que um estranho qualquer lhe ofereceu, certo?

Antes de tentar vender qualquer coisa para seu público, ganhe a sua confiança. Entenda sua dor e seus desejos. Mostre que você está realmente disposto a ajudá-lo e que sabe como fazer isso. Uma maneira de demonstrar essa intenção é entregando um conteúdo relevante e de qualidade, que realmente resolva seu problema.

É a partir daí que se constrói uma boa reputação, e por consequência, de onde resultarão suas vendas. A competência com a qual você constrói esse reconhecimento está diretamente ligada à escolha do seu nicho, como veremos agora.

6) Não existe o nicho perfeito

Dentre as dúvidas sobre o mercado de afiliados, “Como escolher o nicho certo?” certamente está entre as mais recorrentes. Alguns simplesmente empacam nessa escolha, com receio de que seus esforços sejam em vão caso escolham o “nicho errado”. Muitos escolhem os nichos com os produtos mais procurados, por serem aqueles em que a demanda é maior. Outros optam por aqueles menos evidentes, que não apresentam muita concorrência.

Na realidade, o melhor nicho não é aquele inexplorado, nem aquele onde a maioria está atuando. Não existe nicho certo ou errado, melhor ou pior. O que existe é o melhor nicho para você. Promovê-lo com paixão e entusiasmo é o que fará a diferença no seu negócio.

Ao escolhê-lo, pense na sua motivação, no que desperta sua criatividade, num assunto que outros o procurem como referência. Baseado nisso, busque por produtos no mercado que complementem esse interesse e que você mesmo compraria. Não indique produtos simplesmente por terem uma comissão alta, e sim porque são produtos de qualidade. Assim você estará concretizando sua credibilidade com o público.

Concluindo…

Muita gente pretende entrar num programa de afiliados e com isso construir um negócio de verdade, que gere lucros consistentes. Saiba que você dificilmente conquistará esses objetivos utilizando métodos milagrosos, que prometem fortunas em pouco tempo sem gastar um centavo.

Leve em consideração as informações sobre as quais aprendeu aqui, tenha elas em mente quando iniciar seus trabalhos. Assim, você não criará falsas expectativas baseadas em ideias equivocadas e estará trilhando um caminho claro, objetivo e consistente.

Espero que este artigo tenha sido relevante para você e que possa te ajudar a realizar seus sonhos.

Não esqueça de comentar a respeito, tirar alguma dúvida, fazer uma crítica ou sugestão. Também pode indicar algum assunto que queira saber mais. Farei o possível para responder a todos da melhor maneira!